17 September 2010 ~ 1 Comment

[Review] Iron Man 2, what a mess!!!

Armadura sem coração, e não estamos em Oz

Hey man, what a mess? Como pode um filme que deveria estar tão bem encaminhado ir tão mal? Homem de Ferro 2 é a prova que bigger is not better. Meu Deus, estavam com a faca e o queijo na mão mas numa jogada típica de Hollywood fazem um filme de grande bilheteria mais sem alma.

O roteiro é o mais padrão possível, sem qualquer novidade ou ousadia. Totalmente bobo, linear e previsível. Se o primeiro filme tinha bons diálogos, e momentos quase mágicos na performance de Robert Downey Jr., no segundo temos apenas o mais do mesmo mas com diálogos piores, falta de timing nos momentos cômicos e ausência de qualquer senso de ameaça nos momentos dramáticos.

A edição é péssima lembrando os piores momentos da nova trilogia de Star Wars. Fundo do poço, hein?  A ótima cena de batalha com da Viúva Negra é gasta com cortes para a luta do imbecil do segurança, tudo isso para ter uma ceninha irônica no final. Esse é apenas um exemplo da péssima edição, da preguiça voltar ao filme para colher outros. A batalha em Mônaco é bem-feita, embora muito forçada, e no que importava, que era Tony lutando como Iron Man, e ainda em sua armadura portátil, dura pouco.

Poxa, Tony!

O filme falha miseravelmente em melhorar o que havia de ruim no primeiro, e piora o que havia de bom. Tony Stark esta mais caricato que nunca, um gênio ou Curly? Pepper que no primeiro filme estava muito bem, nesse se mostrou fora de sintonia em várias situações, e serviu só para gritar e gritar histericamente. A relação de tapas e beijos dos dois ficou longe de funcionar como no primeiro filme, onde era mais tênue, eficaz e realista.

A tentativa pífia de invocar a ótima saga Demônio na Garrafa, que envolve o alcoolismo de Tony não passa de um mero relance. Toda a história do envenenamento com Paladium foi boba e previsível, apenas uma situação para a aproximação do bad-ass Nick L. Jackson Fury.

Calma Tony, é apenas um filme!

Poxa, uma das deficiências do primeiro longa foi a batalha final, um tanto boba e curta. Nesse conseguiram fazê-la em maior escala, porém sem qualquer alma ou senso de ameaça para os combatentes. Falta ousadia, imaginação, inventividade nos combates. Falta uma direção forte que extraia o melhor dos atores, mesmo contracenando com telas azuis. Fizeram mais um daqueles filmes, onde nada se ousa, onde o mais do mesmo esta presente, um filminho de ação a ser esquecido logo depois de sair do cinema, ou do sofá. Um blockbuster para se misturar a outros, e depois ir para o esquecimento. No 1º filme tivemos aquele ótimo ínicio com a criação da armadura, com excelente uso do ótimo personagem Yinsen. Onde esta alguma seqüência que chegue ao menos aos pés dessa?

Vou dar porrada, eu vou, e ninguém vai me segurar, aha, aha!

Whiplash se mostra patético, numa tentativa de colocá-lo entre alivio cômico com seu sotaque, com alguns momentos de supervilão. Não colou!!! Será que vale a pena falar do idiota do Justin Hammer? Sua comicidade é patética, e como uma ameaça, mais ameaçadora é a conta de luz do Tony Stark.

Uma boa luta não salva um filme, mesmo com a Viúva Negra

 

A bela Scarlett Johansson parece não saber porque esta ali, cumpre seu papel em piloto automático. Não tem bons diálogos, se salvando só pela grande cena de ação. Exauriram qualquer personalidade que o personagem tem nos quadrinhos.

Nick L. Jackson Fury na versão Millenium, esta ali em mais atuação típica Samuel L. Jackson, bad-ass e só. Não mostram nem uma pitada do que seria a grande S.H.I.E.L.D. Eu sempre considerei o Nick Fury do universo normal Marvel um personagem mediano. O do Millenium é muito melhor, vamos ver se a Marvel sabe aproveitar isso nos próximos filmes. Difícil botar fé.

A solução final do golpe super-gêmeos-ativar das armaduras é idiota, mas afinal, o que esperar nessa altura do filme?

Pois é, não gostei, me perdoem os que adoraram, mas esse filme não tem alma, coisa que o primeiro tinha de sobra. O que se salva é o martelo de Thor na cena extra, e o desejo que o Deus do Trovão tire os filmes da Marvel desse buraco que esta sendo cavado.  E tenham medo, MUITO MEDO, do filme dos Vingadores!

AVALIAÇÃO:

VEREDICTO: Não tendo nada melhor para fazer, assista.

%d bloggers like this: