14 August 2011 ~ 6 Comments

Star Wars em Blu-ray, qual versão devo comprar?

[Post atualizado novamente em 20/08/2011 ás 19:05h: Imagens do Menu]

Chegou um dos momentos mais aguardados da alta definição! Sempre um marco no home vídeo quando lançado em qualquer formato, em setembro se aproxima o grande lançamento de Star Wars em Blu-ray.  Eu estava decidindo (e calculando) qual edição comprar e resolvi compartilhar com os leitores a planilha acima e algumas informações. A planilha dá uma visão dos preços de cada versão nas Amazons,  já com os custos para receber no Brasil. Caso haja queda de preço dos discos, a atualizarei dentro do possível. A cotação é atualizada automaticamente.

O Sr. Lucra$ e seu marketing de certo modo ferraram quem quer comprar só a trilogia original. Ela é vendida separada, o que já é uma vitória, mas infelizmente o disco exclusivo de extras só vem com a saga completa.  E o 3º disco de extras tem conteúdos mistos das duas trilogias.

Clique para ampliar

Quanto as embalagens, a saga completa nos Estados Unidos vem em formato de livro, dito cardboard, com ilustrações, no mesmo estilo das edições excelentes de Roma da HBO e Alien Anthology. Eu adoro esse tipo de embalagem!  As trilogias separadas vem em luvas com embalagens tradicionais, utilizando aparentemente o formato mais gordinho dos estojos de blu-ray (no estilo edições das temporadas de Lost) ou num estojo padrão.  Além disso, a edição USA não terá ilustrações no disco, talvez para não “brigar” visualmente com a arte do cardboard. Apesar disso, é uma pena. Uma boa arte no disco é sempre uma coisa gostosa, ainda mais com Star Wars.

Clique para ampliar

No UK a embalagem da saga completa é uma digistak, e das trilogias separadas parece ser o mesmo padrão americano. Como vantagem da edição UK temos a presença de arte nos discos.  A edição inglesa vem como brinde limitado uma reprodução de um frame do filme III com a luta entre Anakin e Obiwan (sim, aquele que escolhe deixar o amigo morrer queimado, mutilado e abandonado).

Em relação à legenda, em teoria vai existir legenda em português, ao menos nos filmes, tanto no USA quanto no UK.  Diremos que é 99% de chance, mas sempre tem a possibilidade de erro ou de extras não legendados.

Infelizmente a arte da capa da saga completa é horrível, com o (P)Anakin na capa. Poxa, tantos anos de Star Wars e sai uma capa dessas no blu-ray? Sem dúvida escolhida a dedo pelo Sr. Lucra$ que já provou mais de uma vez adorar cutucar os fans que não gostam de suas decisões. Outra mostra disso é não lançar uma versão, ao menos semi-decente, do histórico e infinitamente superior corte do cinema.

Pelo histórico, era de se esperar que a versão UK fosse mais barata que a americana, mas com a alta da libra esterlina, mesmo com o desconto de 20% do VAT, praticamente as edições estão pau a pau em valor na conversão para o Real.  Vamos ver quem será o mais agressivo nas quedas de preço futuras, e dado o histórico será a Amazon UK.

A edição nacional é derivada da UK, mas infelizmente será lançada com preços do capitalismo brasileiro, ou seja, astronômicos!  Só eventuais promos e bugs futuros vão salvá-la. Ao menos é garantia de Star Wars em blu-ray nas banquinhas de lojas de departamento daqui há uns anos.

Minha tendência atual é comprar a trilogia original versão UK, que mesmo um pouco mais cara, geralmente chega mais rápido e tem um melhor índice tax free que a Amazon americana. Fica a tentação futura de comprar a saga completa para ter todos os extras da trilogia original e como brinde dar uma espiada no episódio III em blu-ray, o único com elementos mais condizentes com o que espero de Star Wars (embora ainda seja um filme com vários aspectos altamente discutíveis).

E você? Vai comprar alguma? Vai aguardar? Comente!

DETALHES DA EMBALAGEM AMERICANA (vídeo editado pelo Nerdmor.com)

IMAGENS DA ARTE  (USA)

jar-jar-eca2

Prova do "amor" do Lucas pelos fans, Jar Jar em destaque

sw2

Vemos que a arte privilegia as prequels

sw3

Que tal mais um pouco de (P)Anakin?

Humm, mais prequel? Ah, deve ser tudo coincidência!

sw1

Enfim uma imagem decente!

 IMAGENS DO MENU

 

 

ÚLTIMO TRAILER DO BLU-RAY

 VERSÂO USA

 

VERSÃO UK

TEASER TRAILER

 

DELETED SCENES TRAILER

 

X-WING TRAILER

 

PS: Pela não menção da trilogia prequel em separado vocês perceberam o quanto valorizo essa “maravilha” do cinema moderno.

  • Vou de USA, sem piscar.

    Renato.

    • Oi Renato,

      Quem for comprar a saga completa também acho a melhor opção.

      Abração!
      Fabiano G. Souza

  • Juliano Cassimiro

    Fabiano,

    muito bacana seu post sobre este assunto. Com certeza, irá contribuir com muita gente na hora de fazer esta decisão. O ideal seria aguardar as quedas de preços para comprar direto a saga completa. O foda é ficar esperando isso, pois Star Wars em blu-ray já demorou muito a sair e imaginar esperar mais tempo ainda é osso….

    Abração,
    Juliano

    • Oi Juliano!

      Quero ver a trilogia original o quanto antes! 🙂 A queda de preço futura é certa, mas haja paciência para um lançamento tão esperado.

      Abração!
      Fabiano G. Souza

  • Martin

    Atualmente (2013) não dou nem um decimo de centavo por StarWars. O Jor Lucra$$$ fica refazendo os filmes e enxertando cenas, tirando imagens de desafetos. Atrilogia original eu só compro se fora a Original mesmo. Não a coisa afetada que andam vendendo. No final do último filme, Quando Luck vê os “fantasmas”, tiraram a imagem do antigo Darth Vader e colocaram (porcamente) a imagem do novo. Então porque não substituiram também a imagem de Sir Alec Guinness. Foi um trabalho de porco, só por vingancinha.

    • Nerdmor

      Realmente Martin. O Lucra$ nos últimos anos só fica de birra com os fans. E olha que foi o diretor que foi no congresso americano defender a integridade artística dos filmes na época das colorizações. As mudanças na trilogia original são patéticas. Essa do Anakin fantasma então, foi uma das mais toscas. Ao menos como a Disney não é boba, deve eventualmente lançar os filmes originais. Obrigado pelas comentários e volte sempre! 🙂

%d bloggers like this: