09 May 2014 ~ 2 Comments

Organia Star Trek Fan Club: 20 anos

3353637666_7f9fde4a4e_o

Página do panfleto da primeira convenção realizada no auditório da PMMG em 05/1994. Clique para ampliar.

Já se vão 20 anos (!) do nascimento do mais conhecido fã clube de Jornada nas Estrelas de Belo Horizonte, o Organia Star Trek Fan Club. Além de organizar por volta de uma dezena de convenções na cidade, o fã clube por muitos anos teve um importante site no cenário trekker nacional, o Organia Star Trek Fan Club Fanzine Online. O site começou pequeno no Geocities (www.geocities.com/Area51/4713, hehehe) como um mero divulgador do fan club e depois se tornou o que chamaríamos hoje de um portal.

Era um mundo muito diferente para os fans de gênero. O acesso a tudo era muito restrito. Pouco de Star Trek em geral havia sido lançado em VHS. Para ser ver um episódio tinha que se conseguir uma cópia da cópia da cópia de um VHS gravado nos EUA.

logo5anos

Último logotipo do site lançado em comemoração de seus 5 anos

Teria muito o que escrever sobre o fan club e as muitas amizades feitas nele mas hoje falarei mais do site. Existe muito material  de qualidade do antigo site, boa parte ainda relevante, e sempre mantenho a intenção de republicar mais material aqui no blog. Vejam alguns já republicados aqui no Nerdmor. Além disso com alguma boa vontade ainda é possível navegar em boas partes do site arquivadas no Archive.org.  O site foi ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, seleções que eram moda no início da web. Eu e o José Guilherme Wasner Machado  éramos os webmasters e o Alan Bernini o talentoso designer. Tudo era feito na unha, em HTML, usando ferramentas toscas como o Microsoft Frontpage.  Tinhamos eventuais colaboradores como as artes em computação gráfia feitas pelo André Fonseca da Silva e fan fictions bem escritos como o Trek Wars do Roberto Martim Kiss, cruzando os universos de Star Trek e Star Wars (o famoso crossover).

2014-05-09 (1)

Uma das convenções no Sesi do Horto

Para não deixar a data passar em branco, vou reproduzir a matéria do TrekBrasilis feita pelo amigo Fernando Penteriche comentando o fim do site. Vamos ver se consigo republicar mais material em comemoração aos 20 anos do fan club!!!

Depois de passar mais de um ano e meio sem atualizações, o site nacional Organia encerrou suas atividades no início deste mês.

Online desde 1996, o site foi o principal veículo de Jornada nas Estrelas na internet brasileira por muito tempo. Criado por Alan Bernini, Fabiano Guilherme de Souza e José Guilherme Wasner Machado, todos mineiros de Belo Horizonte, o Organia se destacava por seu conteúdo fixo repleto de atrações interessantes ao fã brasileiro de Jornada.

 

Com diversas galerias de imagens, diversões interativas (como a Trivia On-Line que você também encontra aqui no TB) e um espaço de interação com fórum e seção de cartas que foram muito movimentados entre os anos de 1997 e 2000, os trekkers sempre puderam conversar entre si e fazer novas amizades, que em muitos casos duram até os dias de hoje. Por muito tempo também o Organia trazia notícias fresquinhas de Jornada, sempre contando com o apoio de Gustavo L., conhecido dos leitores do TB. Aliás, quando o Organia deixou de publicar notícias e voltou sua linha editorial para o conteúdo fixo apenas, o Trek Brasilis estava surgindo e tomou para si essa função de ser o principal divulgador de Jornada na internet brasileira, sempre incentivado pela turma do Organia que ajudou na divulgação do recém-criado TB. A força que eles nos deram foi uma das bases em que nos apoiamos para tentar fazer um site com o mesmo nível de qualidade que os leitores do Organia estavam acostumados.

andre002

Uma das criações de André Fonseca da Silva exclusivas do site

A afinidade entre as duas equipes foi algo que ocorreu naturalmente, pois os dois sites sempre tiveram em mente divulgar Jornada deixando de lado a paixão cega e tentar exercitar o lado crítico do fã, através da mais correta informação. Infelizmente, o fandom nacional nunca teve como ponto forte uma análise mais profunda da série, porém, com o auxílio do Organia e TB as coisas começaram a mudar. É só checar o alto nível das discussões que ocorriam no fórum do site mineiro e as que também ocorrem hoje em dia não só no TB, mas em outros sites nacionais de Jornada que mantém um espaço público e totalmente aberto para quem quiser participar.

 

Entretanto, problemas como a falta de tempo livre dos editores e até de disposição em continuar um árduo trabalho, que traz pouco retorno, fizeram com que o Organia, em setembro de 2001, deixasse de sofrer atualizações. Vale lembrar que, assim como o TB, Alan, Fabiano, Guilherme e os outros trabalhavam no site apenas pelo amor ao universo de Jornada, sem nunca receber nada em troca, a não ser o reconhecimento dos fãs. E, assim como o TB, muitas vezes levavam pauladas vindas de todas as direções por pessoas irresponsáveis e até invejosas.

 

Com mudanças ocorridas no servidor Estrelar, que hospedava o site, o Organia acabou fechando. Porém, talvez não definitivamente. De acordo com Alan Bernini, um dia o site poderá voltar. “Eu até já cadastrei um endereço em um servidor gratuito. Devo colocar todo o site no ar com algumas mudanças no visual e umas coisinhas mais… Só que vou precisar de um pouquinho de tempo”, explica Alan.

 

Trek Brasilis torce para que esse hiato sem o Organia seja curto e que logo o site volte a fazer parte do dia-a-dia do fandom nacional. Nestes tempos difíceis em que Jornada parece rolar pela ladeira, quanto mais competência, responsabilidade e materiais de qualidade estiverem disponíveis na internet, melhor para o fã brasileiro. E esses itens são o que o irmão mais velho do TB sempre teve para oferecer.

 

 

  • FernandoPenteriche

    Saudades do Organia, e daquela época. Valeu por ter resgatado o texto, eu mesmo não lembrava mais dele! Mas do Organia, não tem como esquecer. Grande abraço!

  • Fabiano G. Souza (Nerdmor.com)

    Grande Fernando! Muita alegria em te ver por aqui. Realmente foi uma época especial, de sonhos algo inocentes e de muitas boas amizades. Abração!!!

%d bloggers like this: