28 May 2015 ~ 0 Comments

Detetive Munch, o personagem crossover

[Agradeço ao Alexandre contribuir com este post]

Detetive Munch
Um capitulo especial na história de personagens coadjuvantes em séries de TV

52nd+Monte+Carlo+TV+Festival+Portrait+Sessions+JO7AONnfK7gl[1]
A televisão já nos deu muitos personagens emblemáticos (que Napoleão Mendes de Almeida e as feministas me perdoem, mas não vou usar “personagem” como vocábulo feminino).

Quem reconhece alguns dos nomes abaixo, sabe do que estou falando: Homer Simpson (The Simpsons), Tony Soprano (The Sopranos), Spock (Star Trek), Tyrion Lannister (Game of Thrones), Walter White (Breaking Bad), Sheldon Cooper (The Big Bang Theory), Buffy Summers (Buffy The Vampire Slayer), Dr. Gregory House (House), Jack Bauer (24), Maxwell Smart (Get Smart), para citar alguns.

Mas existem aqueles personagens não tão memoráveis, mas que mesmo assim são vitais para suporte aos personagens principais, ambientação e continuidade das series. Quando penso nesses personagens, o primeiro que me vem à cabeça é o Detetive John Munch.

Extremamente inteligente, dono de um cinismo sem igual, ainda assim se compromete emocionalmente com os casos que investiga, principalmente se há envolvimento de crianças. Quem já assistiu a algum episódio de Law & Order SVU (Special Victims Unit) sabe de quem estou falando.

Mas o que o personagem tem de especial é que o ator teve muito tempo e experiências variadas para desenvolver o personagem junto aos roteiristas. A história do Detetive Munch começou na série Homicide: Life on The Street (uma de minhas séries policiais preferidas), muito antes de entrar para a SVU em New York.

Entre os anos de 1983 e 1995 Munch atua como Detetive do Departamento de Homicídios em Baltimore, e na série que dura 7 temporadas, a partir da 3a temporada ele passa a ter papel muito importante na trama.

Nesse periodo, durante as investigações do FBI em Baltimore, em um episodio de Arquivo X, ele é o detetive incumbido de interrogar Byers, um dos Lone Gunman.

Em um certo momento, por motivos pessoais, ele decide abandonar Baltimore por uma proposta de trabalho na NYPD-SVU em New York, que é onde 153px-SLU3[1]ele entra na serie da franquia Law & Order e participa de crossovers com Arrested Development, The Beat, 30 Rock, Law & Order: Trial by Jury, The Wire, Law & Order, Unbreakable Kimmy Schmidt e chega até a ganhar um personagem em sua homenagem nos Muppets, além de ser entrevistado por Jimmy Kimmel – não como o ator Richard Belzer, mas como Detetive John Munch mesmo.

É uma pena que, depois de muito aparecer na TV desde 1991, ano passado o Detetive John Munch finalmente se aposentou, então provavelmente não o veremos mais…

Se conhecerem algum personagem que tenha participado de várias series, como aconteceu com o Munch, não esqueçam de comentar. Ah, além de spin-offs, vale contar participações especiais e crossovers!

@zandao

 

%d bloggers like this: